Já que o mau tempo não nos tem dado descanso e isto até está relacionado com o tema (em certa parte),  aqui estão algumas noticias que achamos relevantes.

“ LPN denuncia culpas pela erosão costeira

 A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) criticou ontem o tipo de ocupação que se tem permitido na Costa de Caparica, em Almada. De acordo com esta organização, “a erosão costeira é um fenómeno crescente”, devido às alterações climáticas, acção humana e consequente subida do nível médio do mar mas, essencialmente, aos “erros graves do ponto de vista do ordenamento do território, com implicações económicas, sociais e ambientais”.    

 (…)  

  Alveirinho Dias diz que “a erosão tem que ser vista como um problema nacional”

(…)

Alveirinho Dias tem dúvidas quanto à eficácia e consequências de obras de engenharia pesada para conter o avanço do mar, como é o caso de esporões. “As obras rígidas tornam-se, por vezes, prejudiciais, já que o litoral é profundamente dinâmico”, afirma o especialista.”  Mais informações: http://jn.sapo.pt/2007/01/26/sul/lpn_denuncia_culpas_pela_erosao_cost.html

(Jornal de Noticias) 

______________________________________________________________________

“Cinco milhões de euros para atenuar ameaça de derrocadas de falésias no Algarve

2005-02-18 

Mais de 20 locais da costa algarvia integram um mapa de risco onde são identificadas as zonas que põem em perigo a vida das próprias pessoas devido à ameaça de derrocadas e erosão.”

Mais informações:

http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.phpid=2176_

__________________________________________________________________________________

1vista_sitio.jpg

 

Os riscos de derrocada das arribas na região entre Mafra e Marinha Grande levaram a tutela a adoptar novas medidas de interdição nalgumas praias, seja no acesso ao areal ou às casas nas falésias mais perigosas.

O Ministério do Ambiente decidiu que a praia da Almagreira (Peniche), onde duas pessoas morreram no ano passado devido ao desprendimento de rochas, deixará este ano de ter uso balnear, uma medida saudada pela autarquia local.

(…)

Na Praia da Consolação foram identificadas casas em risco, uma classificação que o autarca subscreve, recordando que essas habitações “foram construídas há alguns anos” e “assentam sobre locais atingidos pela erosão” do litoral. Na Nazaré, por sua vez, alguns acessos no Sítio e Forte de São Miguel vão ser interditados, mas o presidente da Câmara, Jorge Barroso (PSD), espera abertura do Ministério para definir a “melhor solução” ao nível local.

(…)

Zonas com problemas > Praia do Farol (Marinha Grande)> São Pedro de Moel (Marinha Grande) > Água de Madeiros (Alcobaça) > Praia de Vale Furado (Alcobaça)

 Mais Informações:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1263734&idCanal=75